top of page
Prancheta 1.png
parede-cinza-com-uma-linha-de-holofotes-em-um-quarto-vazio.jpg

Paulo Ormindo

MORACEAE -

Ficus religiosa L. -

“árvore da iluminação”

Paulo Ormindo

Paulo Ormindo - Graduado em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Especializou em Ilustração Botânica pela Fundação Botânica Margaret Mee no Royal Botanic Gardens, Kew – UK. Mestre em Ciência da Arte pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Belas Artes da UFRRJ e Professor convidado da Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro no Programa de Ilustração Botânica. Autor das lustrações do livro “Orquídeas da chapada diamantina” - 2005; Autor/organizador do livro: “Arvores Notáveis - 200 anos do Jardim Botânico do Rio de janeiro - 2008; Organizador dos livros “Mata Atlântica - ciência e arte” – 2015 e “Natureza, Ciência e Arte na viagem pelo Brasil de Spix e Martius 1817- 1820” - 2018; Organizou o IV ENIC Encontro Nacional de Ilustradores Científicos no JBRJ - 2013. Organizador e curador da Exposição “Mata Atlântica - ciência e arte” no Museu do Meio Ambiente do RJ – 2015/16. Participou de inúmeros projetos do Instituto de Biologia no Departamento de Botânica da UFRJ, Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, Instituto de pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Museu Emílio Goeld. Realizou uma serie de selos para Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, denominada “Flora Brasileira”. Possui inúmeras ilustrações reproduzidas pelo meio cientifico no Brasil e exterior: “Curts’s Botanical Magazine” do Royal Botanic Gardens, Kew, UK; JBRJ; UFRJ; Herbário “Guido Pabst” – MG; Proceedings of Enthomological Socity of Wshimgthon; Lindleyana, Systematic Botany, Rodriguésia – Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e inúmeros outros periódicos e revistas cientificas. Realizou inúmeras exposições e cursos no Brasil e exterior, tendo inclusive recebido vários prêmios e menções honrosas. Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em História e Crítica da Arte.

Âncora 1
bottom of page